Páginas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A Grandeza do Universo

Poucos se Interessam

    Todos nós seres humanos, em nosso dia a dia corremos de um lado para o outro, estamos sempre ocupados com nossas tarefas diárias, sempre pensando em nós mesmos, estamos focados em ganhar dinheiro, adquirir bens e nos divertir.
    Você que está lendo agora provavelmente se preocupa com varias coisas como por exemplo sua família, seus amigos, seu trabalho, sua faculdade, enfim você tem sua vida e eu tenho a minha vida e todos nós humanos sempre estamos muito ocupados para pensar em coisas "insignificantes".
    Abaixo iremos tratar um assunto que muitas pessoas ou até mesmo a maioria não se interessam em saber, provavelmente você nem chegou até aqui em sua leitura, deve ter parado antes mesmo de ler o título até o final.
     Você que está lendo se deseja realmente continuar não pare de ler, leia até o fim. 
     Porém você que não deseja continuar a leitura eu entendo, deve haver coisas muito melhores para você fazer do que ficar pensando no tamanho do universo.


Três Galáxias

    Vivemos em um planeta por nós chamado de "Terra", um planeta que faz parte de um dos oito em nosso Sistema Solar [Plutão não está incluso]. Esses planetas incluindo o nosso, orbitam uma estrela muito comum, o Sol [uma anã amarela], que por sua vez é uma estrela entre uma das 400 bilhões de estrelas em nossa galáxia, e cada estrela com a possibilidade de ter planetas orbitando-as.
Fotografia panorâmica de 360° de toda nossa galáxia a Via Láctea, vista do Sistema Solar
    
    Na foto acima temos uma visão real em 360° do interior de nossa galáxia.
    Em comparações para se ter uma ideia do tamanho de nossa galaxia, precisaríamos de 1 trilhão e 750 bilhões de massas solares para podermos preenche-la. 
    Ela tem um diâmetro de 100.000 anos luz e uma altura de 30.000 anos luz [sendo que iria demorar 100 mil anos para poder viajar de uma ponta a outra na velocidade da luz, e 30 mil anos de norte a sul em termos de comparações].
    Para se ter uma noção da velocidade da luz como exemplo, em 1 segundo a luz percorre 300 mil quilômetros. Em outro exemplo enquanto  fechamos e e abrimos os nossos olhos "o famoso piscar de olhos", a luz completa 7 voltas e meia na Terra. 
    A Via Láctea está inserida no chamado grupo local de galáxias, que é, constituído por cerca de 30 outras galáxias. A maior e mais próxima galáxia é a galáxia de Andrômeda que esta a 2,6 milhões de anos-luz da nossa.

Galaxia NGC, Messier 31 ou M31 conhecida com galáxia de Andrômeda  
    A galaxia M31 ou popularmente conhecida como galáxia de Andrômeda possui um diâmetro entre 180 e 220 mil anos-luz, nossa galaxia é consideravelmente parecida com Andrômeda. Outro exemplo de uma galáxia que se parece muito com a nossa é a Galaxia NGC5457 ou M101 conhecida popularmente como Galaxia do Catavento [foto abaixo].


Galáxia NGC 5457 ou M101
  
    A galáxia do Catavento é uma galáxia localizada a cerca de 27 milhões de anos-luz de nós [ou seja iria demorar cerca de 27 milhões de anos se fôssemos até lá na velocidade da luz]. A galáxia Catavento faz parte de um grupo de pelo menos nove galáxias. Esta imagem [acima] é a maior e mais detalhada  de um galáxia em espiral já captada pelo Telescópio espacial Huble Deep Field.  
    Cada um destes  pontos luminosos são estrelas, algumas maiores e outras menores que o Sol, mas todas são estrelas. Muitas dessas estrelas tem planetas orbitando ao seu redor.
 
    Assim como a galáxia do Catavento, nossa galáxia Conhecida como Via Láctea é apenas uma de muitas em nosso grupo local.  E existem, muitas, muitas e muitas galáxias.


 A maior Descoberta já Feita

 
    Quando olhamos para o céu, podemos ver somente cerca de 3 mil estrelas em uma noite limpa e escura, dai temos aquela sensação de que o universo não pareça ser tão grande. O telescópio espacial Huble Deep Field conhecido como Huble, é um dos poucos exemplos que nos faz perceber o quanto o universo é grande e vasto, ele mudou completamente o que conhecemos como universo. 
    Em setembro de 2003 o Telescópio Huble fotografou uma imagem surpreendentemente incrível, uma imagem que mostra exatamente nosso lugar no universo. 
"Qualquer um que entende o que esta imagem representa, é permanentemente mudado por ela."


Utra Deep Field [a maior distância que o homem ja pode ver no universo]
Clique na Imagem para ampliar

    O Telescópio Huble fixou-se por 11,3 dias em um espaço comum no céu, os resultados nos fizeram perceber o quanto todos nós somos insignificantes. A região do céu que foi observada, localiza-se na constelação da Fornalha, bastante próxima da nossa familiar constelação do Caçador (Órion), onde estão as famosas estrelas "Três Marias". Este campo é bastante pequeno, a sua área no céu corresponde para efeitos de comparação, a cerca de um centésimo da área da Lua quando em sua fase cheia.
    Quando observada através de telescópios no solo, esta área é absolutamente escura! Não se vê nada nela, nem mesmo qualquer estrela de nossa própria galáxia, a Via Láctea.
    Porém, o que o Telescópio Huble viu foi simplesmente "assustador"! Mais de 10 mil galaxias [foto acima], em um campo que corresponde cerca de um centésimo da área da lua em sua fase cheia. Isso representa a maior distancia que já podemos ver no universo. É a imagem mais profunda do universo já tirada, com aproximadamente 78 bilhões de anos luz de distância. Incrível! Isso é Magnifico!
 
    Mais de 10 mil galáxias estão nesta imagem, cada ponto, cada borrão é uma galáxia inteira, e cada um desses pontos tem centenas de bilhões de estrelas, cada estrela tem grandes possibilidades de ter planetas orbitando-a.
    Isso é o que vemos quando olhamos para um ponto vazio no céu onde não parece ter nada.
 
    Se em um campo que corresponde a um centésimo da área da lua em sua fase cheia conseguimos enxergar 10 mil galáxias, imagine em cada centésimo restante, imagine em cada ponto minúsculo de nosso céu.





O Nosso Tamanho no Universo
  

    Planeta Terra, quando olhamos para ele parece ser Gigante, porém quando o comparamos com outros corpos celestes, ele se torna um pálido ponto azul na grande imensidão do universo.
    Abaixo irei comparar o tamanho da massa de alguns corpos celestes, para termos uma melhor ideia de nosso tamanho no Universo.
    Irei colocar o nome de cada corpo celeste [satélites, planetas e estrelas] e logo após o seu diâmetro [em quilometros]: 


________________________________________________________________________


Plutão: 2.300 quilômetros de diâmetro;

Lua da Terra: 3.474 quilômetros de diâmetro;

Mércurio: 4.880 quilômetros de diâmetro;

Marte: 6.794 quilômetros de diâmetro;

Vénus: 12.104 quilômetros de diâmetro;

Terra: 12.756 quilômetros de diâmetro;


Netuno: 49.532 quilômetros de diâmetro;

Saturno: 108.728 quilômetros de diâmetro;

Júpiter: 142.984 quilômetros de diâmetro;

Sol: 1.392.500 quilômetros de diâmetro; [1 milhão 392 mil e 500 quilômetros de diâmetro];

Sirius:
2.506.500 quilômetros de diâmetro; [2 milhões 506 mil e 500 quilômetros de diâmetro];

Pollux: 6.962.500 quilômetros de diâmetro; [6 milhões 962 mil  e 500 quilômetros de diâmetro];

Arcturus: 41.775.000 quilômetros de diâmetro; [41 milhões 775 mil quilômetros de diâmetro];

Riegel: 86.335.000 quilômetros de diâmetro; [86 milhões 335 mil quilômetros de diâmetro];

Beteigeuze: 905.125.000 quilômetros de diâmetro;[905 milhões 125 mil quilômetros de diâmetro];

Antares: 1.084.300.000 quilômetros de diâmetro; [1 bilhão  84 milhões  e 300 mil quilômetros de diâmetro];

My Cephei: 2.481.250.000 quilômetros de diâmetro; [2 bilhões 481 milhões e 250 mil quilômetros de diâmetro];

VV Cephei: 2.676.200.000 quilômetros de diâmetro; [2 bilhões 676 milhões e 200 mil quilômetros de diâmetro];

VY Canis Majoris: 2.900.000.000 quilômetros de diâmetro; [2 bilhões e 900 milhões de quilômetros de diâmetro]


________________________________________________________________________



    Para se ter uma breve ideia do tamanho de Vy Canis Majoris, ela tem o volume de 2 bilhões e 940 milhões de planetas Terra.
 
    Vamos supor que um avião comercial desse a volta em nosso planeta Terra a 900 quilômetros por hora sem parar, esse avião iria demorar cerca de 15 horas para completar a volta.
    Agora vamos supor que esse mesmo avião a 900 quilômetros por hora desse uma volta completa na estrela de VY Canis Majoris, ele iria demorar nada mais nada menos que 1.100 anos para dar uma volta completa na estrela, sendo que na Terra esse mesmo avião demoraria apenas 15 horas.
 
    Nessa comparação podemos ver a magnitude colossal entre nosso planeta Terra e a estrela Vy Canis Majores, se nosso planeta Terra fosse do mesmo tamanho de Vy Canis Majoris, nunca iriamos conhecer ninguém do outro lado do globo, ou até mesmo do norte ou do sul se nos estivéssemos no equador.
Nesse vídeo vocês poderão observar melhor os  tamanhos, vale apena conferir:

 



 Abaixo as figuras representam a massa de alguns destes corpos Celestes:




Universo a criação particular de Deus



    Há certos limites impostos ao  homem,  certos limites que os homens não podem ultrapassar. Certamente Deus nunca permitirá que o homem chegue a certas distâncias! Mesmo que você caro leitor, seja ateu , seria impossível o homem alcançar certos limites e lugares em nosso universo, com suas atuais e futuras condições.

Como exemplo:


-A velocidade máxima que o homem já alcançou por uma aeronave não tripulada foi 12.144 quilômetros por hora por um avião supersônico conhecido como X-43.

-Já a nave Apolo em 26 de maio de 1969 conseguiu atingir a velocidade de 39.896 quilômetros por hora quando regressava da Lua.


-A Hélios 2, uma sonda espacial, foi lançada pela Nasa em meados de 1970 para orbitar o Sol e logo retornar a Terra. Durante sua orbita, a sonda alcançou uma velocidade de 252.792 quilômetros por hora, tornando assim o veiculo espacial mais rápido. É com certeza a maior velocidade já alcançada partindo de uma ação do homem.


    Porém mesmo com toda essa incrível velocidade e tecnologia não estamos nem perto da velocidade que precisaríamos para sair dos próximos anos-luz em nossa própria galaxia [ela tem 100 mil anos luz], mesmo se o homem criasse uma nave que atingisse a velocidade da luz isso seria impossível.

    Para você ter uma ideia de como o homem nunca irá alcançar tais lugares no Universo é simples.
    Somente para poder sair de nossa galáxia precisariamos no "minimo dos minimos" de uma espaço-nave que viaja-se na velocidade da luz [a 300 mil quilometros por segundo], e que viaja-se constantemente durante pelo "menos" 30 mil anos sem parar [isso porq estamos na ponta de nossa galaxia].

Agora eu te pergunto:

    Quais são as possibilidades do homem conseguir essa façanha?
    Para mim no minimo sensato eu acho impossível. Para alguns, o que eu chamaria de entusiastas, a chance é minima mas não impossivel. Para outros, o que eu chamaria de fãs fanáticos de Star Trek, será possivel em um futuro próximo.

    Porém, mesmo com uma minima chance, o homem jamais conseguiria, pois em 100 mil anos, quantas gerações não existiriam e deixariam de existir?

[sendo que desde 1820 até 2010 acrescentaram-se no mundo cerca de 6,2 bilhões de pessoas, isso em 190 anos. Agora imagine em 100 mil anos].




    Não me parece nada provável que o homem realize algo desse nível.
Para fãns de Star Trek que acham possível vou dar um exemplo palpável de como isso se torna impossível nas atuais e futuras condições humanas.

    Vamos aos fatos: Pegarei como exemplo a coisa que se move mais rápido no universo, a luz. por exemplo:

- Segundo a física tudo o que se move na velocidade da luz é convertido em energia. 

-A luz se move a inimagináveis 300,000km por segundo;

-A luz leva um pouco mais de 2 segundos para viajar da Lua até a Terra;

-Leva 8 minutos e 17 segundos pra chegar do Sol até aqui.[o mais veloz de nossos foguetes espaciais levaria mais de 10 anos];

-Leva 8 horas pra chegar até Plutão;

-Dá 7 voltas e meia na Terra em 1 mísero segundo;

-Percorre a Via-láctea em 100.000 anos.

-por ano percorre 9,46 trilhões de quilômetros [9.460.000.000.000]

- A galaxia mais próxima [Andrômeda] de nossa galáxia fica a 2,6 milhões de anos-luz ou seja para para a luz poder alcançar essa galaxia iria demorar 2 milhões e 600 mil anos. 

Um outro exemplo bastante interessante seria esse:

1- Imagine que sua casa é a Via Lactea.

2- Agora imagine que a casa de seu vizinho seja a Galaxia de Andrômeda [a mais próxima de nossa galáxia].

3- Imagine que demoraria cerca de 2 milhões de anos e meio para você ir ate a casa do seu vizinho.

4 - Agora imagine se vc quisesse ir até a próxima quadra de seu bairro além da casa de seu vizinho.

5 - E agora se você quisesse ir ao próximo bairro de sua cidade.

6 - E se você quisesse ir a próxima cidade de seu estado.

7 - E assim consecutiva-mente indo para o infinito.

    Parece meio confuso, mas, é ai que está a ideia. Se para você ir a casa de seu vizinho [galáxia de Andrômeda] você levaria cerca de 2 milhões de anos e meio? Imagine se você quisesse visitar outro país? [que no caso seriam galáxias absurdamente distantes].

    Com o universo funciona dessa forma. Existem incalculáveis galáxias com tamanhos e distâncias muito maiores que a nossa vizinha, a galáxia de Andrômeda.
Desse modo chego a uma conclusão:
 
  “A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos”


                                                                                                                               Romanos 1.18-22

3 comentários:

Fabio Faith disse...

O universo é fascinante!!!

Anônimo disse...

Rapaz, que benção! Agora sim, pode me extasiar com a criação do nosso Pai amoroso, quanto amor!
Deus te abençoe pela obediência ao Senhor em fazer Suas obras maravilhosas conhecidas.
Eu tenho assistido muitas palestras de irmãos cientistas , honestos, é claro, e realmente me apaixonei mais pelo Senhor!!
"Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres!" Com amor e orações...Pr. Carlos Tolosa.

José Correia, Igreja Evangelista Cântico Novo disse...

"Eis que os céus e os céus dos céus são do SENHOR teu Deus, a terra e tudo o que nela há"

Deuteronômio 10:14

Deus te abençoe, meu irmão!